Você gosta de Tofu? Confira 7 benefícios para a saúde

Você gosta de tofu? Conheça seus benefícios para a saúde
Tofu (豆腐) é feito da coalhada da soja, prensada em blocos através de um processo semelhante a fabricação de queijo. É uma excelente fonte de proteínas na culinária japonesa, além de ser um ingrediente importante para quem segue um cardápio vegetariano no Japão. O tofu também é um alimento versátil, podendo ser usado em uma grande variedade de pratos doces e salgados.

Considerado um alimento altamente nutricional, o Tofu fornece 44% das necessidades diárias de cálcio, 9% de magnésio, e 40% de ferro e também contém pequenas quantidades de vitamina K, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, ácido fólico, colina, fósforo, selênio e manganésio.

Além disso, o tofu possui baixo teor de gordura e calorias e pode ser consumido por celíacos pois é isento de glúten. Possui também substâncias que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e até alguns tipos de câncer. Confira abaixo 7 benefícios que o Tofu traz para a saúde.

7 Benefícios do Tofu para a saúde

Benefícios do Tofu (queijo de soja)

1. Combate o envelhecimento

O consumo regular de Tofu ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Ele ajuda a manter a elasticidade da nossa pele e tonifica os músculos faciais evitando assim o aparecimento de rugas. Dizem que fazer uma pasta de tofu e aplicar no rosto também ajuda a nutrir a pele.

2. Previne doenças cardíacas

O consumo regular de Tofu ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. Ele pode reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade ou colesterol ruim em seu corpo que por sua vez contribui para a saúde cardiovascular.

3. Previne vários tipos de Câncer

Como o Tofu é uma boa fonte de selênio – um mineral necessário para o bom funcionamento do sistema antioxidante, protegendo dessa forma vários tipos de câncer, especialmente o câncer de mama e cólon (nas mulheres) e câncer de próstata (nos homens).

4. Mantem ossos e dentes saudáveis

Detentor de um alto teor de cálcio, o tofu promove dentes e ossos saudáveis. Ajuda também a prevenir artrite reumatoide e outras doenças ósseas, além de reduzir a perda óssea durante a menopausa.

5. Alivia os sintomas da menopausa

O consumo regular de tofu ajuda a estabilizar os níveis de estrogênio durante a menopausa, ajudando a reduzir os sintomas desconfortáveis desse período, como as ondas de calor.

6. Previne queda de cabelo

A ingestão regular de tofu, ajuda a manter os cabelos com uma aparência saudável, além de impedir a queda excessiva graças à proteína que possui que é convertida em queratina, uma proteína importantíssima para a saúde e manutenção das madeixas.

7. Mantem o cérebro, fígado e rins saudáveis

Segundo estudos, o consumo regular de Tofu ajuda a reduzir riscos de doenças do cérebro relacionadas com a idade. Outras evidências mostram que seu consumo também ajuda a reduzir danos no fígado e doenças hepáticas. Também ajuda a prevenir doenças renais, especialmente em portadores de diabetes tipo 2, reduzindo a quantidade de proteínas excretadas na urina.

Como podemos consumir o Tofu?

Atsuage (Tofu frito)
O sabor geralmente costuma ser neutro, mas dependendo do frescor do tofu pode adquirir um sabor mais forte, o que não agrada muitas pessoas. O segredo está no tempero que colocamos ao preparar o tofu. Um pouquinho de gengibre ralado regado com shoyu (molho de soja) já é o suficiente para deixar o tofu com o sabor delicioso, mas existem muitas outras formas de consumi-lo.

Uma delas é cortar o tofu em cubos e acrescentá-lo em sopas como misoshiru tonjiru, udon, oden esukiyaki. Outra receita muito popular é o Mapo doufu, que apesar de ser de origem chinesa é muito consumida no Japão. Outra forma de consumi-lo é na forma frita, conhecida como Aburaage, sendo um ingrediente usado em diversas receitas, como por exemplo o Inari-zushi.